Curso em parceria com a FMU/FIAM/FAAM Vila Mariana, e SEBRAE fortalecem os objetivos e sonhos das beneficiárias do Projeto Mãos no Pano da SAFRATER
Entrar em uma faculdade pela primeira vez, fazer um curso com professores de alta qualidade, aprender técnicas modernas em um ambiente equipado com máquinas e aparatos profissionais e sair com um diploma certificado, essa foi a experiência inesquecível que as beneficiárias do Mãos no Pano da Safrater viveram em suas vidas nesse último mês. Para contar essa história é preciso contextualizar um pouco sobre a trajetória dessas pessoas nessa jornada do aprendizado.
Mãos no Pano é um projeto de geração de receita, renda e capacitação profissional da SAFRATER, visa também a recuperação e reaproveitamento de vestuário, buscando a preservação do meio ambiente, a redução do desperdício, por intermédio da educação e prática da sustentabilidade. O Mãos no Pano tem a preocupação especial com a formação profissional de mulheres que, tanto nesta comunidade como em outras de periferia, são arrimos de família e, portanto, necessitam de oportunidades de profissionalização e geração de renda, além de canais de comercialização para sua produção. Os cursos e materiais necessários são disponibilizados para as alunas sem nenhum custo e as aulas são ministradas por quem tem vasta experiência na área.
Contamos um pouco sobre as histórias de algumas mulheres que estão no Mãos no Pano há alguns anos na edição de abril de 2024 do Tiãozinho News. Na ocasião ouvimos depoimentos inspiradores e agora voltamos a visitar essa turma para registrar um outro momento ímpar na vida de cada uma dessas mulheres e também de suas famílias.
Em novembro surgiu uma oportunidade ainda maior de aprendizado para as beneficiárias do Mãos no Pano, graças à iniciativa das professoras Eleida Pereira Camargo e Clarice Keiko Oishi, do curso de Moda da FIAM FAAM. As duas estão à frente de um projeto em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que ajuda microempreendedoras a montarem um ateliê de costura. E assim, muitas dessas mulheres que nunca tinham entrado em uma faculdade puderam participar da oficina de costura do projeto idealizado pela professora Eleida, que se propõe a contribuir com pequenos negócios voltados para a criação de peças de vestuário. A ideia ganhou forma neste segundo semestre de 2024 e foi ofertado de maneira totalmente gratuita para os participantes.
O conteúdo de aprendizado compreendeu a customização e desenvolvimento de produtos sustentáveis em tecido; Sustentabilidade e Economia Circular; Gestão e Desenvolvimento de novos Negócios. Alinhamento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas e Agenda de Responsabilidade ESG. A carga horária total foi de 24h, sendo 8h remotas e 16h presenciais no Campus Vila Mariana.
A experiência foi relevante para a comunidade acadêmica. Os professores envolvidos foram impactados pela dedicação e empenho das alunas que enfrentaram dificuldades objetivas e subjetivas, que se estendem desde o deslocamento até a superação das próprias inseguranças. A Profa. Eleida Pereira de Camargo (coord. Pós-Graduação e docente graduação/Design) destaca um pouco sobre a participação das beneficiearias do Mãos no Panho: “A despeito destas dificuldades, foram assíduas e empenharam-se aula a aula no desenvolvimento de suas potencialidades, aprendendo a acolher e superar as próprias dificuldades. O fato de estarem em um ambiente universitário teve grande significado para muitas delas que não haviam tido oportunidade de frequentar um curso superior.
O SEBRAE, que foi nosso parceiro no projeto, desenvolveu os aspectos do empreendedorismo fortalecendo a ideia de que, com capacitação e planejamento, está ao alcance delas dar este próximo passo.
Coube à FMU/FIAM/FAAM trabalhar aspectos técnicos da modelagem, reciclagem e Economia Circular, demonstrando que o reaproveitando de tecidos e roupas usadas não é uma ação que deve se limitar as populações de baixa renda, mas é uma atitude indispensável para o futuro do planeta.
Ao final, tivemos oportunidade de conversar sobre o legado desta breve experiência. Uma das participantes mais tímidas fez questão de manifestar sua gratidão pela oportunidade, descrevendo o quanto o curso tinha “aberto sua cabeça” para possibilidades não vislumbradas anteriormente.
Depois de toda a experiência e aprendizado vividos pelas beneficiárias elas participaram de um evento de formatura aonde puderam ainda ter um espaço para expôr e comercializar as peças feitas por elas. O evento aconteceu no Campus da FIAM FAAM, foi um momento muito especial, as participantes puderam levar seus familiares para celebrar essa conquista, umas vieram com filhos, outras com netos e até com a mãe para ver a entrega dos certificados. O evento contou ainda com música ao vivo e a fala dos responsáveis para deixar uma mensagem de incentivo às formandas. Foi um fechamento muito comovente e positivo. Todos estamos empenhados para uma nova versão em 2025.
O Projeto Mãos no Pano, assim como outros projetos de capacitação profissional e geração de renda da Safrater, tem ano a ano gerado resultados surpreendentes. As parcerias firmadas com o SENAI e SEBRAE, bem como com empresas parceiras e pessoas físicas, tem facilitado muito os contatos para que cada vez mais o conhecimento chegue aos mais necessitados. Essa oportunidade de aprendizado abre um imenso horizonte para essas mulheres e suas famílias, por consequência ao entorno das comunidades assistidas pela Safrater. Essas pessoas se empoderam e inspiram outras pessoas em uma ação contagiante.
Na jornada de aprendizado elas também se inspiram umas nas outras, compartilham histórias, se afinizam e por vezes encontram uma rede de apoio que fortalece a todas. Hoje elas já pensam em empreender, abrir o próprio negócio, fazer projetos juntas ou individualmente. Para nós da Safrater e todos os parceiros que estão comprometidos com essas iniciativas socioeducacionais, é uma alegria ver aonde elas chegaram, cada uma segurando o seu diploma com orgulho, ao lado da família, com um sorriso estampado no rosto, elas não são mais as mesmas desde que iniciaram as aulas no Mãos no Pano. Ficam os nossos agradecimentos aos parceiros que fizeram e fazem as coisas acontecerem para que as transformações sociais efetivamente aconteçam e que possamos cada vez mais diminuir as desigualdades e gerar um futuro mais digno para tantas pessoas.
RESPONSÁVEIS FMU/FIAM/FAAM:
Prof. Wiliam Pianco dos Santos
(coord. de Curso Graduação)
Profa. Eleida Pereira de Camargo
(coord. Pós-Graduação e docente graduação/Design)
Profa. Maria do Carmo de Oliveira
(coord. Laboratório de Inovação e Empreendedorismo)
Profa. Clarice Keiko
(docente pós e graduação/ Moda)
RESPONSÁVEIS PARCEIROS:
Profa. Valéria Dolme (CETECC - SAFRATER) Profa. Denise Aparecida Farias (SEBRAE)
Comments