top of page
Buscar

NASCE O NCI TIÃOZINHO

Foto do escritor: Tiãozinho SafraterTiãozinho Safrater

NCI - Especial



EQUIPE NCI TIÃOZINHO 2025

Maria Aparecida - Gerente, Gabriela - Psicóloga , Thiago - Assistente social, Andressa - Administrativo, Karen - Auxiliar de limpeza e Marisa - Cozinheira.



O Núcleo de Convivência de Idosos que chega agora como mais uma unidade da Safrater, com 200 idosos, sendo 120 presenciais e 80 em visitas domiciliares, tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção às situações de risco social. É um espaço que visa oferecer atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e buscando a necessidade peculiar de cada região e das características das pessoas da comunidade.


Em sua essência, o NCI é claro em seus objetivos, mas, de forma orgânica, a unidade da Safrater começa o ano em um processo de receber os inscritos e fazer o exercício máximo da escuta. É por meio dessa escuta atenta que todos os envolvidos vão construir as dinâmicas que vão atender com singularidade às demandas dos beneficiários.


Fomos acompanhar uma das rodas de conversa que estão sendo promovidas para receber os primeiros inscritos e fazer esse trabalho de esclarecimento quanto às atividades e à escuta das pessoas.


“O NCI é também um espaço de consciência das políticas públicas que traz a conhecimento dos beneficiários os direitos das pessoas idosas e do reconhecimento do valor de sua voz na sociedade.”


Thiago, assistente social do NCI Tiãozinho
Thiago, assistente social do NCI Tiãozinho

Por volta das 10h, os inscritos vão chegando e sendo recebidos e acomodados na sala principal de atividades, de forma natural, logo todos estão conversando, curiosos e felizes. A iniciativa de cada um de estar ali já é um grande passo. A maioria dos inscritos já tem uma relação de proximidade com a Safrater, muitos tiveram filhos (as), netos (as) frequentando a Creche e o Núcleo Tiãozinho, bem como nas atividades promovidas pelo CETECC, o centro tecnológico da Safrater que oferece diversos cursos de qualificação profissional e geração de renda.


Essa proximidade já deixa o ambiente ainda mais acolhedor e propício para que as pessoas possam se sentir à vontade para falar. Nesse dia, quem recebeu as pessoas e deu início à conversa foi o assistente social Thiago, colaborador do NCI Tiãozinho. Muitas pessoas não sabem exatamente o que é o NCI e nem os seus objetivos, então a conversa começou com uma explanação sobre o espaço, o que é e ao que se propõe, tudo de uma forma leve e objetiva para que todos entendam.


Thiago explicou que o NCI é uma parceria com a Prefeitura e também os serviços e atividades que serão oferecidos.


O histórico das reuniões feitas até o momento de nossa visita no mês de janeiro identificou uma preferência maior dos inscritos por atividades físicas como pilates, alongamento e também outras atividades que envolvem movimento, como o Afro mix, uma atividade física que combina dança, capoeira e exercícios físicos.


Com base nessa escuta, essas atividades já estão sendo preparadas para atender a essa necessidade de focar em atividades físicas, e isso é um ótimo indicativo de que eles estão buscando a saúde do corpo, o que reflete na mente.


Maria Aparecida, gerente do NCI Tiãozinho
Maria Aparecida, gerente do NCI Tiãozinho

Thiago seguiu com sua apresentação ressaltando a importância do NCI como um espaço de consciência das políticas públicas e trazer ao conhecimento dos beneficiários os direitos das pessoas idosas e do reconhecimento do valor de sua voz na sociedade. Nesse sentido, o NCI presta um serviço de assistência social valioso, trazendo informações úteis, proporcionando ferramentas de acessibilidade, mostrando os caminhos para que os direitos das pessoas idosas possam ser validados de forma digna.







Construir juntos um espaço com a identidade e as necessidades de cada um.

Foi dado um exemplo simples na apresentação, levantando a realidade das ruas da cidade que não são pensadas para a acessibilidade das pessoas idosas. São calçadas estreitas, com degraus altos, pisos irregulares e isso é um perigo para essa faixa etária, pois qualquer queda pode ser muito grave. O NCI vai orientar como as pessoas podem se organizar e solicitar melhorias nas vias, reivindicar aos órgãos competentes que criem condições seguras para que esses acessos sejam viabilizados.


Outras questões, como necessidade de 2ª via de documentos, encaminhamentos médicos e psicológicos, denúncias de abusos, tudo o que envolve melhorar a qualidade de vida e ampliar o conhecimento dos direitos de cada um, estão contempladas nesse espaço para a pessoa idosa.


Um dos serviços prestados que merece destaque é o atendimento psicológico, representado no NCI Tiãozinho pela psicóloga Gabriela. Os beneficiários poderão contar com as orientações dessa profissional no sentido de ouvir e fazer encaminhamentos assertivos para poderem ter a ajuda adequada em cada caso. Vale frisar que não se trata de uma consulta psicológica, mas sim um espaço de escuta para detectar quais caminhos podem ser tomados para auxiliar as pessoas em suas questões pessoais que podem envolver família ou necessidade de tratamentos específicos que a psicóloga vai auxiliar por onde começar os tratamentos e com que profissionais.


Depois da fala do assistente social, Maria Aparecida, gerente da unidade do NCI Tiãozinho acolheu os presentes de forma calorosa, apresentando outras atividades que vão fazer parte das vivências no espaço. Seguindo as dinâmicas que contemplam o fortalecimento das relações nas outras unidades, Maria Aparecida falou sobre os passeios a cinemas, teatros, parques, entre outras atividades externas que serão organizadas, e os eventos internos como Aniversariante do Mês, festas sazonais como Baile de Carnaval, Festa Junina, entre outras datas comemorativas importantes para fortalecer os vínculos com o grupo. Além dessas atividades, estão previstas outras como oficinas de contação de histórias e artes, jogos de memória, entre outras vivências, cujo objetivo é valorizar suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.


Além dos atendimentos feitos na unidade do NCI de forma presencial, que vão chegar a 120 beneficiários, há também um trabalho de campo caracterizado por visitas no entorno da comunidade atendida pela Safrater.



Envelhecer com dignidade é um direito de todos. Mas para que ele se concretize, é fundamental que os idosos conheçam seus direitos e saibam como exercê-los.
















Nessa dinâmica, serão atendidas cerca de 80 pessoas. Essas visitas pretendem avaliar as condições dessas pessoas idosas que, por algum motivo, não podem se deslocar para o NCI. Podem ser barreiras físicas, caracterizadas por limitações de mobilidade; barreiras familiares nas quais a pessoa idosa tem que cuidar de netos ou outros entes, bem como afazeres do lar ou mesmo trabalho; barreiras emocionais, caracterizadas por insegurança, medo e preconceitos que foram cultivados por muitos anos.


Os visitadores do NCI têm o trabalho delicado de ouvir, entender as limitações e, dentro do possível, buscar romper essas barreiras ou trazer caminhos adequados para cuidar de cada situação. Essa experiência vai trazer dados importantes sobre as condições das pessoas idosas daquela região e ajudar a traçar metodologias para que o NCI Tiãozinho possa ser uma referência em acolher, orientar, trazer conhecimento, solucionar conflitos e o que for possível para uma melhor qualidade de vida para os beneficiários.


Foram muitas informações e dezenas de olhares empolgados com tudo apresentado. Houve o momento de escuta no qual cada um manifestou suas expectativas, muito empolgados para começar as atividades. Ao final da explanação, todos foram convidados para um lanche preparado especialmente para o grupo. Vale lembrar que está previsto no NCI uma alimentação balanceada com um cardápio pensado para o perfil desses usuários e com supervisão de um profissional de nutrição.




A experiência de ver o NCI Tiãozinho iniciando seus trabalhos é um misto de emoções, cada pessoa que se deu a oportunidade de estar ali tem uma história de vida e certamente ensinamentos valiosos que até agora estavam engavetados.

O grupo se confraternizou, trocou ideias e também seus contatos. Foi criado um grupo de WhatsApp para que todos os inscritos possam acompanhar as atividades e ter mais uma ferramenta de comunicação para fortalecimento em suas relações.


A experiência de ver o NCI Tiãozinho iniciando seus trabalhos é um misto de emoções, cada pessoa que se deu a oportunidade de estar ali tem uma história de vida e certamente ensinamentos valiosos que até agora estavam engavetados. Esse novo espaço para pessoas idosas é uma oportunidade de fazer essas histórias ganharem o mundo, são chances de desconstruir preconceitos e construir novas pontes para descobertas que o mundo ainda tem para revelar para homens e mulheres que talvez pensem que não há muito mais para viver, mas como vimos aqui, cada vez vivemos mais e é preciso seguir aprendendo, se relacionando e fazendo história.


Todos nós caminhamos inevitavelmente para a velhice, e para envelhecer bem é preciso cuidar disso agora, na idade madura, quando ainda temos forças físicas e estamos ativos em nossos trabalhos. Mas dentro das comunidades como as atendidas pela Safrater não houve tempo nem condições para previdências, dessa forma o NCI é um ponto de apoio que traz ainda esperança, alegrias e resolução de muitas questões que, por falta de acesso à informação, não foram atendidas. O NCI Tiãozinho iniciou seus trabalhos e vai ser formatado com seus beneficiários, ouvindo suas necessidades e experiências. Há ainda muito a fazer, o espaço precisa ainda de adequações estruturais para atender de forma plena seus usuários, por isso estamos lançando nessa edição especial do Tiãozinho News uma campanha para arrecadar fundos para terminar essa obra e poder efetivamente colocar em prática todas as atividades objetivadas pelo NCI Tiãozinho. Ajude-nos nessa campanha que fecha o ciclo de um sonho que nasceu há muitos anos, o trabalho de desenvolvimento do Ser Integral desde a gestação, passando por todas as fases da vida até a idade das pessoas idosas, toda essa jornada trilhada com dignidade, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento humano, inspirados sempre pelos valores que há mais de 52 anos a Safrater cultiva, inspirando e transformando a vida de centenas de pessoas, em todas as fases da vida. Contamos com você. Saiba mais sobre a campanha e como ajudar nesta edição.


 
 
 

Comments


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho -  SAFRATER

(11) 2537-6492 / 5084-9058 

Cel e WhatsApp

(11) 99971-7334

  • LinkedIn Safrater
  • Instagram Safrater
  • Facebook Safater
bottom of page