Um projeto de qualificação profissional e geração de renda que tem formado beneficiários da Safrater e ampliado os horizontes para um mercado promissor
Em maio de 2022, representantes da Informa Markets, Senai e Safrater, iniciaram a construção do projeto Padaria Escola Tiãozinho, definindo os objetivos, plano inicial de ação e as responsabilidades e participação dos idealizadores.
O Projeto Padaria Escola Tiãozinho tem como objetivo oferecer aos participantes das comunidades apoiadas pela Safrater capacitação e qualificação profissional, possibilidade de Geração de Renda e apoio para inserção no mercado de trabalho. E também possibilidade de Geração de Receita para apoio aos demais projetos sociais da Safrater.
Assim os primeiros cursos começaram, de agosto a dezembro de 2022, foram realizados 2 cursos de Produção de Salgados, e 1 curso de Confeiteiro, formando 50 alunos. Nos anos de 2023 e 2024 o projeto foi encorpando e ganhando uma estrutura mais musculosa em que os beneficiários passam por vários módulos de aprendizado aonde adquirem conhecimentos amplos, de acordo com as tendências do mercado, com as normas e padrões de qualidade, higiene, segurança, prevenção de acidentes e preservação ambiental. Além disso, desenvolvem capacidades socioemocionais como profissionais adequadas a diferentes situações de trabalho.
De fornada em fornada os beneficiários vão passando pelos módulos de produção de alimentos e aprendem com os seguintes cursos: Confeiteiro, Salgados, Padeiro, Fabricação de bolos caseiros, Fabricação de geleias e Fabricação de pizzas.
São 440 horas de cursos que qualificam profissionalmente os beneficiários e também possibilitam a cada um deles oportunidade de geração de renda e a transformação de suas vidas e de suas famílias.
No 2º semestre de 2024 foi criado o Comitê dos Amigos da Padaria Escola Tiãozinho, formado por um grupo de pessoas que encabeçou o projeto em 2022 com integrantes da Safrater, da Informa Markets e do SENAI e ainda a participação do ator e empreendedor Carlos Casagrande, que é o embaixador da Padaria Escola Tiãozinho. Esse comitê tem por objetivo sensibilizar as pessoas da importância da manutenção do Projeto Padaria Escola Tiãozinho visto que ele tem beneficiado muito os participantes ao longo desses anos em que vem sendo desenvolvido. Para poder entender o quanto a Padaria Escola Tiãozinho tem impactado positivamente em seus beneficiários com seus cursos, os participantes do Comitê promoveram um encontro nas instalações do Projeto, localizado na cozinha do CETECC onde acontecem os cursos. O encontro foi no dia 25 de outubro e marcou o lançamento da Campanha Amigos da Padaria Escola Tiãozinho. Essa campanha tem como objetivo buscar recursos da iniciativa privada para manter e ampliar o projeto para que mais pessoas possam ser beneficiadas. Com uma pequena colaboração mensal é possível certificar cada vez mais pessoas que poderão oferecer seus serviços profissionais ou empreender na área de alimentação entre outras.
No dia do encontro do Comitê, os beneficiários estavam no meio do módulo de Fabricação de Pizza e nada melhor que provar o resultado das produções feitas pelos beneficiários, que puderam mostrar as habilidades adquiridas com o curso.
Cursos como o de Confeiteiro, Panificação, Fabricação de salgados, Fabricação de geleias, Bolos Caseiros e Pizza fazem parte da jornada de aprendizado dos beneficiários, todos ministrados pelo SENAI.
Carlos Casagrande, embaixador do projeto Padaria Escola Tiãozinho, foi para a cozinha acompanhar de perto o preparo das pizzas junto com os beneficiários.
O encontro trouxe várias oportunidades para o Comitê dos Amigos da Padaria Escola Tiãozinho, para os beneficiários e para o professor do Senai Samuel. Para o Comitê, foi possível assistir todo o processo de preparo das pizzas na estrutura da cozinha do CETECC e ver como os beneficiários demostraram suas habilidades na prática, tendo a pressão de ter um público para provar as pizzas. Foi como se eles fossem os pizzaiolos em uma grande pizzaria na sexta à noite. Sob o olhar atento e exigente do professor Samuel do Senai, que supervisionou cada etapa do preparo, as pizzas foram sendo preparadas, cada beneficiário fez uma pizza que tiveram também sabores diferentes.
Carlos Casagrande foi ver tudo de perto, colocou a touca e o avental e foi para a cozinha acompanhar as produções, o que aumentou ainda mais a responsabilidade das aprendizes.
As pizzas foram servidas na área de convivência do CETECC em uma noite muito agradável, logo todos estavam empolgados com os resultados, todos eram só elogios para as pizzas, das mais tradicionais como mussarela e calabresa, até as opções de abobrinha e berinjela, todas fizeram muito sucesso com aprovação geral. Foi uma emoção muito grande quando os integrantes do Comitê se aproximaram do balcão da cozinha e aplaudiram, entusiasmados, a equipe do curso. Esse reconhecimento é muito importante, pois essas pessoas que estão fazendo os cursos na Padaria Escola Tiãozinho têm biografias repletas de adversidades. São muitas histórias que estão ganhando novos significados com a oportunidade de aprender e poder gerar renda.
Conversamos com algumas das beneficiárias no dia do encontro e dividimos com vocês leitores essas histórias.
Solange
“Eu já fiz o curso de confeitaria, de fabricação de salgado, de panificação e esse de fabricação de pizza. É difícil dizer o que eu mais gostei, pois todos são maravilhosos, se fosse escolher um seria o de confeitaria. Eu sou professora de educação infantil, mas eu procurei fazer o curso aqui no CETECC para agregar para minha família, para meus filhos mas eu vi que dá para ter outra profissão, que dá para conciliar empreendendo. Os cursos ampliaram o meu horizonte, e hoje eu penso em nas horas vagas fazer algo que aprendi aqui para vender. Uma das coisas que eu aprendi aqui foi como manipular os alimentos, os cuidados que devemos ter com a higiene, além da troca com os outros beneficiários e claro, o professor do SENAI que é maravilhoso, ele explica bem, ele é exigente pois sabe o quanto é importante esses cuidados com os alimentos. Eu super indico o curso pois agrega muito e dá sim para conseguir uma nova fonte de renda.”
Ana Paula
“Eu estou aqui desde março, fiz o curso de confeitaria, fabricação de salgados, fabricação de geleias, bolos caseiros, panificação e agora o de pizza. Eu estava trabalhando e perdi o emprego por causa de um problema de saúde que eu tive e por meio da confeitaria eu comecei a ter uma nova fonte de renda. Com os cursos eu coloquei em prática o que aprendi e estou vendendo bolos, docinhos, estou planejando montar um kit festa que eu posso vender os salgados também. Eu quero melhorar a qualidade dos meus produtos para servir melhor os clientes. Eu já fazia bolos, mas a gente nunca sabe tudo, e com o curso de confeiteiro por exemplo me ajudou muito a aprender a estruturar e decorar o bolo, as bolachinhas, dá para montar um kit de café da manhã para uma data comemorativa, eu aprendi muita coisa que na prática dá para gerar renda. Eu já estou ganhando o meu dinheiro e vendendo bem, tenho meus seguidores no Instagram pois tudo que eu faço eu posto e isso tem me ajudado também a divulgar. Eu digo as minhas amigas para fazerem o curso também na Padaria Escola Tiãozinho mas tem muitas delas que dizem que já estão velhas, e eu digo que sempre é tempo de aprender, em qualquer idade.“
Sônia
“Eu fiquei desempregada, e moro bem perto do Núcleo Tiãozinho, em uma ocasião eu fui levar minhas filhas na perua e vi um folheto dizendo que tinham cursos aqui. Eu comecei fazendo um curso de auxiliar administrativa aqui no CETECC e depois em uma oportunidade eu fiquei sabendo que tinham vagas para cursar uma faculdade com possiblidade de bolsa. Fazia mais de 20 anos que eu não estudava e não estava muito animada, mas fui e para minha surpresa eu passei e ganhei 70% de bolsa para estudar na UNE Paulistana na Vila Mariana. Me formei e sou bacharelada em Administração. Aí depois eu descobri esse curso e comecei com o de bolos caseiros, depois fabricação de geleias e agora pizza. Eu estou adorando, a gente sabe que o mercado de trabalho é difícil para quem passa dos 40, várias empresas não contratam, então eu estou fazendo esses cursos para adquirir prática e poder empreender. Quero usar tudo que aprendi aqui para trabalhar para mim, com o meu negócio. Conhecimento nunca é demais!”.
Fabiana
“Eu cheguei no CETECC por indicação, três vezes eu tentei fazer o curso de confeitaria e não consegui porque não tinha vaga, eu consegui porque uma mãe amiga do meu filho desistiu e me disse para ligar, aí eu consegui. No início de março eu então comecei no curso de confeitaria, salgados, panificação, bolos, geleias e agora pizza que está sendo uma delicia. Eu gostei de todos os cursos, e minha ideia é empreender, com o conhecimento que estou desenvolvendo aqui, eu tenho certeza que daqui a um ano eu vou estar empreendendo para mim, quero comprar a minha masseira, a minha laminadora, o forno a batedeira industrial, e quero viver disso! Eu quero aprender mais, mas o que eu aprendi aqui já dá para ganhar muito dinheiro!
Sandréia
“Eu fui indicada por uma pessoa que fez um dos cursos e eu tentei me inscrever, mas não tinha vaga para o curso de confeitaria, aí eu comecei fazendo um curso de empreendedorismo, depois fiz atendimento ao cliente e aí sim que consegui fazer o curso de confeitaria, panificação, fabricação de salagados e pizza. Para mim foi importante conciliar os cursos de empreendedorismo e atendimento ao cliente com a prática de produzir os alimentos pois eu quero ser uma empreendedora. Eu produzo pão de mel e bolos no pote e comercializo, no futuro eu quero ter o meu próprio negócio.”
Essa pequena amostra de depoimentos já nos traz a dimensão de transformação que o projeto Padaria Escola tem feito, há um brilho no olhar, o empoderamento de quem hoje é capaz de oferecer produtos e serviços profissionais na área de alimentação.
Maria Aparecida
“Eu fui indicada por pessoas que fizeram o curso, aí me inscrevi. Fiz todos os cursos, confeiteiro, fabricação de salgados, panificação, geleia, bolos caseiros e pizza. Eu estou hoje praticando em casa, com os vizinhos, mas eu tenho desejo de fazer uma mini-padaria em Minas onde estamos construindo, assim vou poder ter meu próprio negócio pois hoje já posso produzir e oferecer de maneira mais profissional.”
Sandra Regina
“A minha filha fez curso aqui e ela gostou muito e me indicou. Esses cursos que eu fiz estão mudando sim a minha vida, eu me aposentei mas não quero para de trabalhar, eu quero poder colocar em prática o que estou aprendendo gerando uma nova fonte de renda. Inclusive a minha filha Taís, que fez os cursos aqui na Padaria Escola, hoje tem uma lanchonete o Tata's lanches ela sempre trabalhou em restaurante e não é mais empregada, ela tem o seu próprio negócio, faz os bolso de pote, tem suas encomendas, tem o portador que entrega, e aprendeu tudo aqui, se tronou uma jovem empreendedora.”
Nice
“Sou aluna do SENAI aqui na Padaria Escola Tiãozinho e estou gostando muito dos cursos. Um dos projetos que eu tenho é fazer um cantinho gourmet dentro do brechó que eu tenho, assim é mais uma forma de eu arrecadar mais com esse negócio, eu já faço pão e bolos que aprendi aqui. Eu gostei de todos os cursos mas esse de pizza estou gostando mais.”
Os Amigos da Padaria Escola Tiãozinho e os beneficiários protagonizaram momentos precisosos para inspirar novos amigos e novos alunos, assim é que acontece a transformação social.
Quem faz um curso já engata outro, a relação que as beneficiarias criam entre sim também é um fator que as fortalece, elas dividem histórias parecidas, complementares e sonham juntas com seus próprios negócios. Quando elas fazem um bolo em casa todos mundo da família elogia, as vizinhas querem saber como aprendeu a fazer e assim o projeto também vai ganhando popularidade porque dá resultados e contagia quem faz.
Para os amigos da Padaria Escola Tiãozinho que estiveram presentes e que estão envolvidos desde a sua idealização, pessoas da Safrater, da Informa Markets e do SENAI, bem como apoiadores que acompanham a Safrater de longa data, fortaleceram suas convicções sobre a eficácia da Padaria Escola Tiãozinho e buscam engajar mais pessoas. A Manutenção do projeto é o objetivo principal desse movimento dos Amigos, é uma iniciativa que corre por fora das burocracias que inviabilizam por vezes ações que podem mudar a vida das pessoas por meio do conhecimento.
Toda a estrutura está pronta e funcionando, os resultados estão claros, as pessoas que de fato querem ajudar e buscam projetos com credibilidade podem conhecer de perto a Padaria Escola Tiãozinho. O evento que foi realizado com sucesso, vai ter outras edições para que cada vez mais pessoas possam vivenciar a experiência de ver de perto o trabalho das pessoas envolvidas nessa ação, e comprovar que é de fato transformador na vida dessas pessoas.
Nós da Safrater e nossos beneficiários agradecemos aos Amigos da Padaria Escola Tiãozinho e convidamos a você que acompanha o Tiãozinho News a se tornar também um Amigo desse projeto, que também possa divulgá-lo para que chegue a outras pessoas que acreditam nessa iniciativa, todos nós podemos e devemos nos engajar para dar oportunidades aos mais necessitados.
Clique aqui e saiba mais como se tornar uma Amigo da Padaria Escola Tiãozinho.
Comments